Os técnicos que participam do Programa Sala do Empreendedor, desenvolvido por meio de parceria entre a AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o Sebrae-PR (Serviço Brasileiro de  Apoio às Micro e  Pequenas Empresas), intensificaram as ações do projeto em setembro e em outubro.

Iniciado em julho, em 60 municípios, o projeto engloba cidades de todas as regiões e consiste na instalação de um local de atendimento para facilitar a abertura e regularização de pequenas e médias empresas, em um leque de serviços exclusivos aos microempreendedores individuais.

Em setembro e em outubro, os técnicos visitaram os municípios de Laranjal, Campina Grande do Sul (na regional Centro) e Pérola D´Oeste (na regional Sul). Em setembro, a segunda fase se intensificou com as visitas a oito municípios da regional Noroeste: Altônia, Diamante do Norte, Doutor Camargo, Iporã, Itambé, Santa Fé, São Manoel do Paraná e São Tomé.

Já na regional Sul, outros seis municípios receberam a segunda visita do consultor: Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Paula Freitas, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste e São Jorge D´Oeste. Finalmente, em outubro, foram contemplados os municípios de Pérola D´Oeste e Formosa do Oeste.

FASES DO PROJETO

O projeto tem três fases. Na primeira, ocorre a visita aos municípios, momento no qual o projeto é apresentado e o consultor auxilia a prefeitura na definição do espaço que abrigará a Sala do Empreendedor. Na mesma fase, o técnico colhe informações sobre os atendentes que ficarão responsáveis por gerenciar o espaço.

Na segunda fase, há a análise do ambiente de negócios e da legislação de cada município. O projeto ainda conta com uma terceira fase, que consiste na definição do espaço físico da Sala do Empreendedor, juntamente a entrega e apresentação do diagnóstico do ambiente de negócios e legislação e por fim, a inauguração do espaço em cada município.

Somente no primeiro mês, foram atendidos sete municípios na regional Noroeste (Diamante do Norte, Doutor Camargo, Engenheiro Beltrão, Itambé, Santa Fé, São Manoel do Paraná e São Tomé). Também foram realizadas as primeiras visitas a três  municípios da regional Oeste (Ouro Verde do Oeste, São Pedro do Iguaçu e Três Barras do Paraná). Já a região Sul recebeu atendimento em sete municípios: Cruz Machado, Itapejara D´Oeste, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Paula Freitas, Salto do Lontra e São Jorge D´Oeste.