A AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná) estão colhendo os primeiros resultados do projeto “Reinvente a sua Cidade” – programa que objetiva proporcionar aos municípios do Estado ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas, por meio do trabalho em rede, envolvendo as organizações municipais, o setor produtivo e o Governo do Estado.

Lançado em outubro do ano passado, o projeto já apresenta resultados significativos em varias cidades paranaenses. Uma delas é Cambará, município localizado na região Norte do Estado e governado pelo prefeito José Salim Haggi Neto. A diretora de Indústria e Comércio e Inovação da prefeitura, Angelica Cristina Cordeiro Moreira, explica que Cambará aderiu ao “Reinvente” logo após seu lançamento, quando as prefeituras do Paraná conheceram uma cartilha contendo orientações sobre a implantação do projeto.  “Assim que recebemos a cartilha, demos impulso aos projetos que já estávamos trabalhando e constamos que estávamos no caminho certo para garantir a retomada do desenvolvimento econômico do município”, explicou. Assista ao vídeo do prefeito Haggi Neto comentando o projeto:

Segundo Angelica, um dos grandes benefícios do projeto foi ter ajudado o município a ampliar as contratações de empresas locais de 19% para 34%, até dezembro do ano passado. “O projeto nos ajudou a disponibilizar informações e indicadores que possibilitaram a apresentação de justificativas adequadas para as contratações exclusivas de empresas locais, dinamizando a economia do município”, avaliou. “Cada real investido na cidade retorna 1,3 reais. Estas receitas aquecem a economia da cidade, gerando renda e tributos”.

Angelica disse ainda que o projeto possibilitou um reforço dos mecanismos de crédito oferecidos aos microempreendedores que já eram adotados pela prefeitura. “Nós trabalhamos com acesso ao crédito por meio da Fomento Paraná e no período da pandemia, a contratação de empréstimos foi de R$ 1,28 milhão, beneficiando 178 microempreendedores individuais e microempresas”, relatou.

PEABIRU

Outro município que está implantando o projeto é Peabiru, governado pelo prefeito  Julio Frare e que está localizado na região centro-oriental do Paraná.  A diretora da Secretaria de Agricultura. Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo, Maria Adelina Basetto, disse que a prefeitura já promoveu várias reuniões com a equipe técnica para viabilizar o projeto.

“Nós fizemos uma audiência pública, junto com o Sebrae , empresários e integrantes da comunidade, para apresentar a eles o projeto”, contou. As primeiras conversas foram produtivas. Micro e pequenos empresários locais já se interessaram em aderir à iniciativa. Agora, a prefeitura faz um esforço para obter a adesão de produtores rurais. “As conversas estão no início, mas estamos otimistas que teremos a adesão deles ao projeto”, avaliou Maria Adelina.

O PROJETO

O “Reinvente a sua Cidade” já reúne 59 prefeituras de todas as regiões do Estado.

Resultado de parceria entre o Governo do Estado, a AMP e o Sebrae, o “Reinvente sua Cidade” toma como base o projeto de qualificação e treinamento “Desenvolve Paraná” e foi lançado no Palácio Iguaçu, no final de setembro, com as participações do vice-governador do Estado, Darci Piana; do presidente da AMP e prefeito de Pérola, Darlan Scalco; do secretário estadual do Planejamento, Valdemar Bernardo Jorge; e do superintendente do Sebrae, Vitor Tioqueta. Veja o site do projeto “Desenvolve Paraná”

 

 

Assessoria de Comunicação da AMP

AURÉLIO MUNHOZ

Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.

Telefones: 055-41-3223-5733 e 055-41-99544-0404.