O “Desenvolve Paraná” é um projeto de treinamento e de qualificação em gestão pública e empreendedorismo voltado aos servidores das 399 prefeituras, câmaras de vereadores, 19 associações regionais de municípios do Estado e integrantes do setor privado. Tem duração de 24 meses e vai oferecer cursos, palestras, seminários e encontros sobre gestão pública e empreendedorismo, em todas as regiões do Estado, para acelerar o desenvolvimento público e privado dos municípios.

O Sistema Sebrae o movimento municipalista já atuaram em parceria para a promoção do desenvolvimento econômico local por meio da melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas.

Durante a execução desse trabalho, dois fatores se mostraram estratégicos para a promoção do desenvolvimento econômico dos municípios e para a melhoria do ambiente econômico nas cidades para as Micro e Pequenas Empresas: a atuação dos agentes de desenvolvimento e as estratégias de desenvolvimento de Municípios do interior do país que estão reagem mais rapidamente aos estímulos promovidos pelas ferramentas da L.C. 123/2006.

Estes fatores são evidenciados pelos mais de 4.000 Municípios brasileiros que regulamentaram a Lei Geral em âmbito local e os mais de 2.800 municípios que já estão com a lei implantada, segundo os critérios do Sistema de Monitoramento da Lei Geral mantido pelo Sebrae. Também, cerca de 2.800 Agentes de Desenvolvimento foram nomeados pelos municípios brasileiros tendo esses agentes um papel ativo no apoio ao desenvolvimento das políticas para a valorização das micro e pequenas empresas dentro do cenário local.

AMP (Associação dos Municípios do Paraná)
Sebrae/PR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná)

Apoio
CNM (Confederação Nacional de Municípios)

1)Gestores públicos dos 399 municípios
2)Vereadores
3)Agentes de Desenvolvimento
4)Lideranças locais, de todos os setores
5)Micro e pequenas empresas

Geral
Proporcionar aos Municípios do Paraná ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas por meio do trabalho em rede. Isto será feito por meio de seminários estaduais, capacitações regionais e apresentação de soluções de inovação para a gestão pública de forma regionalizada, desenvolvimento organizacional das entidades regionais de municípios e a implantação das salas do empreendedor para o fortalecimento e promoção do desenvolvimento econômico local.

Específicos
1)Fomentar a Rede Paranaense de Desenvolvimento Econômico Regional, por meio de encontros estaduais de gestores públicos no Estado do Paraná.
2)Fortalecer a Rede Paranaense de Desenvolvimento Econômico Regional, através de encontros regionais de gestores públicos, da implantação das salas do empreendedor e do desenvolvimento organizacional das entidades regionais de municípios.
3)Modernizar as gestões municipais através de propostas de inovação na gestão municipal.
4)Promover a capacitação dos gestores municipais em temas relativos à construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico baseado no fomento às micro e pequenas empresas..
5)Executar uma estratégia de comunicação abrangente para promover as ações do projeto de forma a promover a fixação do tema desenvolvimento econômico como uma ação prioritária dos gestores municipais.

Fortalecimento da Rede Paranaense de desenvolvimento econômico nas 19 regiões do Estado, com o aumento das salas do empreendedor implantadas nos municípios, ações de inovação tecnológicas e capacitação implementadas, e melhoria no ambiente organizacional para as entidades de associação dos municípios e consequentemente, o ambiente de negócios para micro e pequenas empresas.

Email: desenvolveparana@desenvolveparana.com.br
Telefone: 41-3223-5733
Endereço: Praça Osório 400, 4º andar – Curitiba/PR