A AMP (Associação dos Municípios do Paraná), o Sebrae (Serviço Brasileiro de  Apoio às Micro e  Pequenas Empresas) e o Governo do Estado se reuniram hoje para debater a realização do Congresso dos Municípios e dos encontros regionais que serão promovidos por meio da parceria desenvolvida entre as organizações.

O Congresso dos Municípios é uma das ações previstas no convênio firmado entre a AMP e SEBRAE, em parceria com o Governo do Estado. O evento objetiva oferecer ferramentas técnicas aos prefeitos e colaboradores dos municípios.

O convênio também prevê a realização de encontros regionais, que serão promovidos ao longo de 2021. As ações contarão com as presenças do governador Ratinho Junior, dos secretários, de autoridades e de lideranças do Governo Federal.

O presidente da AMP, Darlan Scalco, disse que estes eventos serão fundamentais para a construção de políticas de desenvolvimento efetivas e sustentáveis.

O primeiro passo será a realização de encontros regionais, que possibilitarão o alinhamento de esforços para a construção de estratégias de desenvolvimento regionais que fomentem o desenvolvimento econômico. Depois, em data ainda a ser definida, será realizado o  Congresso Paranaense de Municípios, como forma de incentivar a troca de experiências entre os gestores municipais.

DESENVOLVE PARANÁ E REINVENTE A SUA CIDADE

Resultado de parceria entre o Governo do Estado, a AMP e o Sebrae, os encontros regionais fazem parte do projeto “Desenvolve Paraná”, que objetiva proporcionar aos municípios do Estado ações de fortalecimento e disseminação de políticas públicas, por meio do trabalho em rede, envolvendo as organizações municipais, o setor produtivo e o Governo do Estado.

Ele deu origem ao Reinvente sua Cidade”, que objetiva oferecer ferramentas para a recuperação econômica dos municípios  por causa da crise . Durante cinco dias seguidos, entre 5 e 9 de outubro, o projeto promoveu nove encontros, que reuniram 877 participantes de 263 municípios de todas as regiões do Estado. Neles, os prefeitos, vice-prefeitos, secretários, técnicos e lideranças locais conheceram o Manual Técnico do “Reinvente sua Cidade”. A publicação está sendo distribuída às prefeituras e servirá de base para orientar os governos municipais na retomada do desenvolvimento econômico das cidades, em parceria com o setor privado.

Da reunião de hoje, participaram o coordenador do Convênio AMP/SEBRAE, Lucas Echeverria; o superintendente do Sebrae/Pr, Vitor Roberto Tioqueta; o gerente da Unidade de Ambiente e Negócios Empresariais do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura; o consultor do Sebrae/PR Amberson Silva; e Rodrigo Pina de Almeida, da Coordenadoria de Assuntos Políticos da Casa Civil.