O Módulo 4 do Programa AMP – SEBRAE em Gestão Inovadora de Municípios começa no dia 19 de abril, às 9h, com o tema “Cidades Inteligentes”.

O lançamento do módulo será feito por meio de workshop online, ao vivo, com a professora Cris Alessi. Para participar, é necessário se inscrever pelo website: www.paranainovador.com.br ou direto pelo link: https://avapolis.com.br/frmcadastro1.asp?id=389&id_turma=1857

Informações: 41. 9. 95576608.

Com certificação de 45 horas/aulas e duração de trinta dias, o curso é gratuito e exclusivo aos gestores e servidores públicos do Paraná. Os participantes terão acesso a quatro cursos online, em ambiente de aprendizagem virtual, que ficarão disponíveis por 30 dias. Além disso, será realizado um webinar (seminário online) e workshop de encerramento com o professor do módulo, no intuito de sintetizar as atividades, conteúdos e aprendizados adquiridos durante todo o curso.

O objetivo do tema é discutir conceitos, práticas e possibilidades reais de implementação de estratégias que tenham no centro da tomada de decisões o ator mais importante: o cidadão.

De acordo a Professora Cris Alessi, o termo inovação entrou definitivamente no vocabulário do gestor em todos os segmentos, inclusive do gestor público. “Pensar em inovação e cidades mais inteligentes não é apenas uma estratégia, mas uma necessidade para resolvermos os problemas cada vez mais complexos e darmos conta da velocidade das transformações que a sociedade vem passando”, comentou a professora.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSOS ONLINE

CURSO I

– Origem, conceitos e expansão do termo Cidades Inteligentes.

– Sensores, Centro de Controle e Operações, Gigantes Tecnológicos – o termo SmartCity ganhou o mundo. Anos se passaram e a prática mostra que para uma cidade ser considerada inteligente é preciso mais do que tecnologia de ponta.

– Cases Cidades Inteligentes pelo mundo: Singapura, Helsinque, Copenhague, Nova York, Londres – quais os exemplos, aprendizados e estratégias das cidades consideradas mais inteligentes do mundo.

Case Curitiba: Programa Vale do Pinhão – Como Curitiba se posicionou como uma importante Cidade Inteligente no mundo.

 

CURSO II

– Pilares estruturantes para inovação em cidades.

– Como estruturar uma estratégia local para inovação.

– Legislação e inovação. Como a legislação municipal, estadual e federal impacta a estratégia de inovação nas cidades.

 

CURSO III

– Transformação Digital e o novo normal. Mudanças comportamentais da sociedade, do mercado e do consumo pressionam o setor público à transformação.

– Governo Digital. Entenda os conceitos e práticas do Governo Digital e o que uma estratégia baseada em dados pode fazer por uma cidade.

– Ecossistemas de Inovação. Da hélice tríplice à quíntupla e a importância de ambientes de inovação para apoiar a estratégia de Cidades Inteligentes.

 

CURSO IV

– O que vem pela frente.

– O futuro com 5G, BigData, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Novas Energias, Segurança Cibernética, Sustentabilidade – as tecnologias, comportamentos e ações que estão moldando o futuro.

 

CURRÍCULO

Cris Alessi

Publicitária com MBA em Marketing e especialização em Inovação, Governança e Nova Economia. Trabalha com Comunicação Digital desde 2009. Teve participação na implantação de estratégias digitais de negócios e comunicação em agências, clientes corporativos e poder público. Nestas posições com papel de liderança, planejamento estratégico e gestão de projetos. Na área de gestão atua desde 2018 como diretora presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento onde ajudou a alavancar a cidade de Curitiba como referência em SmartCity no Brasil e no exterior; posicionou a própria Agência Curitiba como líder no ecossistema de inovação local e geriu a organização para alcançar o reequilíbrio financeiro e econômico. Interlocutora do Programa Vale do Pinhão conecta órgãos públicos, universidades, instituições de apoio, empresas e indústrias, startups e investidores. Presidente dos conselhos de Ciência, Tecnologia e Inovação de Curitiba e de gestores públicos nacionais InovaCidades. Membro do conselho consultivo da ADVB-Pr e Master de Governança e Nova Economia.

 

AURÉLIO MUNHOZ

Reg. Prof. Mtb: 2.635/10.

Telefones: 41-3223-5733 e 41-99544-0404.